terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Tin Whistle: Ajuda para iniciados

Viva!

A pedido de muitas famílias, crio este post para que, quem estiver a dar os primeiros passos a tocar Tin Whistle (flauta celta), possa aqui expôr as dificuldades com que se está a deparar.

Eu tentarei responder às vossas dúvidas, ou até pode ser que tenham a sorte de obter respostas de alguem que perceba do assunto.

Já vos imagino a escrever:
  • "Como é que passamos de si para mi sem passar pelo sol?"
  • "É um instrumento porreiro. Mas continuo a preferir as baquetas normais."
  • "Acho que o meu whistle veio defeituoso... Quando eu começo a chupar, o trinaranjus de maçã sai pelos buraquinhos e não me chega à boca!!"
  • "Qual a minha missão na terra?"
  • "Porque é que os recibos verdes são azuis?"
Já agora, para evitar discriminação, posso criar posts deste género (ou seja, de ajuda para iniciados) para outros tipos de instrumentos. Para tal, basta que os interessados mo peçam e façam uma doação, ao núcleo, de um monitor LCD da LG, 37 polegadas (maior também não porque depois não cabe na prateleira, feita à medida, que tenho na sala).

66 comentários:

alienwaffle disse...

Música vs. Pauta

boa noite, penso que seria interessante deixar aqui algumas info's acerca de musicas de autores que sejam conhecidas (possam ser facilmente ouvidas) e que simultaneamente tenham pautas disponíveis.
depois do twinkle star, frere jacques e london bridge estou com alguma dificuldade em identificar musicas que queira aprender a tocar.
Obrigada!

Unknown disse...

Oi Inês, então aqui vai...

Quatro dos melhores sites para encontrar todo e qualquer "tune", em especial música tradicional:

1- The Session (clica em Tunes e depois em Search e procura);

2- JC's (este encontra sempre imensas versões, é só escolher :) );

3- tunedb (encontra alguns que os outros não encontram);

4- Yet Another Digital Tradition Page (este até gera a notação com a posição dos dedos para Pennywhistle, ou seja, Tinwhistle).

Se não encontrarem num tentem outro. Com esses quatro deve ser raro o tune que não se encontra.

Agora um detalhe, esses sites são para encontrar pauta e música porque os tunes estão normalmente nos seguintes formatos: ABC, GIF e MIDI. Para quem não sabe o que é ABC, é um formato muito prático para ter pautas em modo de texto, legível a olho nu :)

Portanto ao encontrarem um tune, se o quiserem ouvir teem duas hipóteses: ou ouvem o MIDI ou sacam o ABC pois há diversos programas grátis que lêm ficheiros ABC, quer para ouvir, quer para imprimir, etc, por exemplo o ABC Navigator.

Já agora uma dica para a Inês, se estiveres a seguir os tunes "daquele livrinho" calculo que vás procurar pelo "Dublin's Fair City". Esse tune é mais conhecido pelo nome "Sweet Molly Malone" ou mesmo "Cockles And Mussels".

Quanto a autores acho que não vale muito a pena colocar aqui dado que são quase tudo músicas tradicionais (sem direitos de autor). Mas se te referes a intérpretes... se queres ouvir as músicas sem ser através de MIDI ou ABC (que é o computador a tocar, armado em monóide com dois ou três neurónios), portanto se queres interpretações reais, aqui estão alguns intérpretes que tocam música tradicional irlandesa: "Joannie Madden" e "Altan" são os meus favoritos; "Chieftains" têm uma extensa carreira e tocam muita música tradicional. Existe obviamente muito muito mais.

Divirtam-se.

Unknown disse...

A Carla colocou uma questão no post dos Objectivos que acho que faz mais sentido responder aqui:

Carla disse...

Pessoal e eu preciso de dizer uma coisa...eu ja tentei comprar uma flauta celta que seria talvez o meu instrumento de eleição, mas em todas as lojas que fui não encontrei.... Precisava da vossa ajuda, talvez para me indicarem qual devo comprar e onde se vendem!... BIgada, abraços*

Unknown disse...

Carla, se te referes a lojas a nível nacional, é difícil encontrar e quando encontras a escolha é sempre muito limitada. As irmãs Sílvia e Inês encontraram flautas celtas (tin whistles) no Salao Musical de Lisboa (clica em "Catálogo" e depois em "FLAUTAS CELTICAS/KAZOOS CLARKES").

Eu pessoalmente costumo encomendar online, de Inglaterra, do site Big Whistle. Tens uma variedade muito grande e, em geral, boa qualidade e bom atendimento. Para alem disso, sendo UE os tempos e custos de envio são muito reduzidos.

Quanto a qual escolher, o meu primeiro whistle foi um Clarke Sweetone (igual ao Clarke Celtic e semelhante ao Clarke Meg). É barato e bastante bom para o seu preço, se não fores muito exigente...

Mas de longe os meus favoritos são os da Dixon, por exemplo o Dixon Trad. Gosto dos whistles da Dixon porque exigem pouco ar, têm um som agradável e não são estridentes quando se vai ao topo da segunda oitava. Acho-os fáceis e agradáveis de tocar...

Mas isto é apenas a minha opinião baseada na minha experiência pessoal. Gostava de ouvir opiniões de outros whistlers...

Diverte-te :)

Natcastro disse...

Olá

Gostaria de saber se alguem tem um metodo de Tin Whistle para iniciantes. Se sim ficaria muito agradecida se enviassem para o meu endereço de email

natperdigao@gmail.com

Obrigada a todos!

Unknown disse...

Olá Nathalia.

Estou a ver que há vários amantes de tin whistle neste país. Se quiseres passa no post Apresentem-se aqui deste blog e apresenta-te ao nosso maravilhoso núcleo :D

Vou enviar para o teu email algum material porreiro que foi como comecei a aprender. Para além disso existe este tutor online, e também este.

Se, entretanto, já estiveres a conseguir tocar algumas coisas de jeito, podes experimentar seguir o site Whistle This que é uma espécie de aula colaborativa online, onde às vezes até participo.

Para além disto, encontras alguns conjuntos de videos porreiros para aprender aqui e aqui.

Diverte-te e qualquer dúvida que tenhas, estamos cá para isso :)

Anónimo disse...

muito bom este blog! ja mandei vir a minha flauta da Irlanda (tenho la amigos que me vao mandar pelo correio). Pode-me dizer o preço delas em Portugal? Na Irlanda são +- 12/15eur. Quero mesmo aprender, acho um instrumento muito bonito e a musica que sai é expectacular. vou ver os sites que indicou em cima para me ir habituando e aprendendo qualquer coisinha! o blog já está nos favoritos :) boa sorte **

Unknown disse...

Inês Castelo, benvinda sejas.

Se quiseres dá uma saltada e apresenta-te aqui, para ficarmos a saber mais sobre ti.

Nunca comprei um tin whistle em Portugal. Acho que cá só existem os mais simples e baratos que julgo que rondam esse valor que referiste. Em geral há whistles de preços muito variados (como podes comprovar, por exemplo, no site Big Whistle) dependendo do teu grau de exigência e do teu gosto pessoal. Mas mesmo os whistles baratos são bastante aceitáveis para começar.

Se estiveres interessada posso-te enviar um pequeno livrinho em formato eletrónico, bastante porreiro, que usei quando estava a começar. Para isso envia-me um email ou adiciona-me no MSN, Gtalk ou Skype.

Fico contente se puder ajudar mais uma pessoa a progredir no tin whistle. Dá notícias!

Anónimo disse...

adiciona-me no msn lostinmoon@hotmail.com

Anónimo disse...

ola :)
conheci a "tin whistle" à pouco tempo, qnd ouvi uma musica da banda The Corrs. Como adoro o som celta, apaixonei-me de imediato pelo instrumentozinho.
queria saber se é de fácil ou dificil aprendizagem e onde posso encontrar dicas para aprender a tocar.
o meu email: joana_rita90@netcabo.pt

Unknown disse...

Joana, benvinda ao mundo dos whistlers hehe.
Sugiro que te apresentes no post "Apresentem-se aqui", se quiseres.

Se quiseres começar a aprender TW podes começar por um dos dois tutorials cujos links coloquei em cima (neste post).

Vou-te enviar mais alguma info para o teu email :D

Anónimo disse...

Boas,...
César desde já parabéns pelo blogg.
Vi parte do blogg achei muito á frente,to a ver k para estes lados existe grande sentido de humor,isso é que é preciso!!!


Sempre gostei de música celta, nos últimos tempos tenho andado a procura de 1a gaita-de-foles e como vi o trabalho artistico do Batista,gostava de saber saber mais ou menos o preço dessa bela gaita de foles,..mas o que m trouxe mesmo a este blogg foi a procura de 1a tin whistle, passei pelo o site que indicaram a Inés( Big Whistle), não sei qual escolher porque n sei a diferença entre os vários tipos de afinaçoes, qual o som que vai produzir e o tipo de whistle; com certeza muitos ja viram o "braveheart" (e parece-me a mim que na banda sonora está 1a tin whistle), era 1 som semelhante a esse que eu pretendia.....

Se me puderem ajudar agradecia...cumprimentos

Fica aqui o meu mail jm_catarino

p.s-Sou de cantanhede devem conhecer, pessoal de Aveiro (Cézar) e Palhaça (Batista)

Unknown disse...

Oi João, obrigado pelos elogios ao blog.

Em relação à gaita é melhor eu te por em contacto com o batista. Manda-me um email e eu respondo-te, porque o endereço que puseste aqui está incompleto... será do gmail?

Relativamente à escolha de um tin whistle, gostaria que me especificasses mais o que queres, mas aqui ficam algumas dicas gerais:

- A afinação "D" (ré) é a mais comum na música celta. De resto, a "C" (dó) também é muito usada. E na Escócia usa-se maioritariamente a "A" (Lá) para as gaitas de fole.

- Se queres um tin whistle barato e bom para iniciados aconselho por exemplo um "Clarke Sweetone D" (foi o meu primeiro), ou um "Feadog".

- Se tas disposto a gastar um pouquito mais de dinheiro aconselho por exemplo um da marca "Dixon".

- Se és daqueles que gosta de whistles com som "breathy" (som respirado) então vai para um "Shaw" ou um "Clarke Original" mas atenção que esses whistles podem vir um pouco mal afinados (a não ser que sejam "tweaked").

- Se gostas de um som bastante mais grave e doce escolhe um Low Whistle. É uma espécie de whistle em ponto gigante que toca uma oitava abaixo, muito agradável, mas não é para iniciados, é preciso uma técnica especial para os conseguir tocar. Julgo ser um Low Whistle que é usado nessa música que falas do Braveheart.

Diverte-te! :)

PS: Conheço algumas pessoas de Cantanhede que talvez conheças porque Cantanhede é pequenino :) Manda-me um email e a gente fala. O meu endereço de email está no post "Apresentem-se aqui".

Anónimo disse...

Cesar desculpa a demora a tua resposta e o facto de nao ter dado o mail correctamente,o excesso de trabalho tem destas coisas(desculpas).Como nao estou muito por dentro do assunto neste tipo de instrumento vou seguir o teu conselho de mandar vir um "Clarke Sweetone D" com afinação em "ré", visto que é bom para iniciados e é barato, se me dedicar a sério pode ser que mais tarde compre 1 tin whitle para craques...
Em relaxao ao low whistle (do braveheart) penso que ouvi 1 low whistle e 1 tin whistle, mas o mais provavél é estar enganado...

Fica aqui o meu mail "completo" para ti e para quem precisar de alguma coisa.

jm_catarino@hotmail.com

Thais disse...

Olá!! AMEI o seu blog, acabei de comprar o meu primeiro Whistle (Little Black D - Key of D da Walton) e estou toda empolgada, com ilusões de botar a Andrea Corr no chinelo hahaha). Estava a procurar tutoriais e partituras e já vi que aqui vai ser uma boa fonte de conhecimento!! Abraços,

Thaís

Unknown disse...

Thais, força! Isto com pica é que se aprende depressa :)

Não te desmoralizes se achares um pouco difícil ao princípio... à medida que evoluis vais-te sentindo mais e mais recompensada.

Tess @ Tessellated Tales disse...

Olá!
Já vi que já foram aconselhados whistles para principiantes, mas gostava de saber quais é que seriam bons para tanto principiantes como para mais 'avançados', por assim dizer.
Obrigada :)

Unknown disse...

Padie.
Os whistles da marca Dixon, a meu ver, são bons quer para iniciar quer para fases mais avançadas. Por exemplo, o whistle com que toco mais frequentemente é o Dixon Trad. Eles deviam-me pagar por estar a fazer publicidade gratuita hehe :)

Anónimo disse...

Olá!

Vou começar a aprender a tocar este instrumento, estou só à espera que chegue a minha encomenda, mas, agradecia a quem tivesse material que ajudasse a aprender a tocar, para principiante mesmo porque nunca toquei, que me enviasse para joaoeg@gmail.com

Muito obrigado
João

Anónimo disse...

Finalmente chegou a minha Tin Whistle esta semana (demorou um mês!). Encomendei ao Salão Musical de Lisboa, uma Clarke Victorian (não sei se é a mais indicada mas penso que para iniciar deve dar) entretanto descobri que em http://www.informusica.net/ também têm lá um kit para principiantes com uma Feadog, bem como muitos outro instrumentos interessantes. (Já agora, entre a Clarke e a Feadog qual a melhor para um principiante?)

Como é óbvio já comecei a explorar o instrumento, já consigo tocar algumas partes de músicas dos Blackmore's Night, e lá vou conseguindo seguir as pautas, a minha maior dificuldade é saber a que ritmo tocar as músicas!

De resto, só posso dizer que estou a gostar muito deste instrumento (não sei se os vizinhos dizem o mesmo eheheh).

Fiquem bem
João

Unknown disse...

Força nisso João. Existem vários modelos da marca Clarke. O Victorian nunca experimentei mas pelo que ouvi falar tem um som um pouco "breathy" (respirado) e calculo que necessite de bastante ar. Mas para começar deve ser razoável, para o preço que custa. O Feadog é bastante bom para o preço.

Sugiro que aprendas com algum dos tutoriais cujos links dei em cima, ou então com o livrito que te mandei por email.

Quanto a problemas com vizinhos... é essa a vida de um whistler, hehe

Diverte-te!

Anónimo disse...

Boas!

Pois, realmente o Clarke Victorian exige muito ar e tem esse som breathy, entretanto, e como estou a gostar disto aproveitei as promoções da Big Whistle e encomendei a Dixon Trad. assim sempre fico com duas para poder comparar o som de cada uma.

O livro que mandaste tem ajudado muito, tenho treinado praticamente todos os dias e já vou notando evoluções!

Fica bem
João

Luiz Fernando disse...

GOSTARIA DE INFORMAÇOES SOBRE ONDE COMPRAR UMA Tin Whistle (flauta celta. DESDE JÁ AGRADEÇO FICO NO AGUARDO DO SEU CONTATO

OBRIGADO!

Unknown disse...

Luiz, essas informações já foram dadas no início desta discussão. Basta veres os comentários mais iniciais, por exemplo este.

Anónimo disse...

Olá! Adoro música irlandesa e também celta. Recebi um Tin Whistle Generation no príncipiio de Maio e neste momento já sei tocar mas sem ornamentações, porque só há pouco tempo é que encontrei partituras para este instrumento. Gostaria de saber o que significa um "til" sobre uma nota e uma nota pequenina antes de outra. Também gostaria de ter conhecimento de sites com partituras com ornamentaçãoes e etc. para Tin Whistle, para principiantes.

Unknown disse...

Olá, benvindo anónimo.
O til corresponde a ornamentar a nota de uma das várias maneiras possíveis (por exemplo, fazendo um "roll"). Quanto à pequena nota antes de outra corresponde a um "cut" ou um "tap" que são também ornamentações. Para informação mais detalhada sobre estas e outras ornamentações podes consultar, por exemplo um dos dois sites de tutoriais que indiquei em cima, perto do início deste post, ou então nalguns dos links que estão na lateral desta página.

Quanto aos sites com partituras, se reparares em cima, no início deste post eu indiquei num comentário 4 sites diferentes onde podes encontrar pautas.

Boa sorte!
César

Anónimo disse...

Já percebi aquilo das ornamentações. Podia-me enviar o mesmo livrinho electrónico que mandou para a Inês Castelo? O meu e-mail é afonso15.viseu@hotmail.com. É que eu aprendi a tocar Tin Whistle sozinho e não sei se estou a seguir o caminho certo.

Isabel**** disse...

Olá, achei este blog realmente interessante, passei um mes em estagio na irlanda e achei fascinante a flauta, como nao poderia deixar de ser adequiri uma feadóg tipo D...nunca tinha pensado tocar nela,mas agora que começei estou realmente a gostar!!!Sou ainda muito inexperiente mas este blog tem.m ajudado bastante!!!Gostaria que me enviassem o tal livrinho que tanto falam para facilitar a minha aprendizagem! isabel_dias4@hotmail.com



Agradeço resposta, obrigada pelas propostas...cumprimentos

Anónimo disse...

Oi!
Eu toco flauta a um tempo, e gostaria de tocra a irlandesa agora, estou meio indecisa sobre qual marca comprar.
Qual a marca da Whistle desta foto do blog? ou qual você recomendaria, que eu pudesse comprar no Brasil?
Obrigada!

Unknown disse...

Olá Ana!
Na foto estão um Dixon (cima) e um Burke (baixo). Quanto às marcas que aconselho, podes dar uma olhada nos comentários que escrevi mais acima. Em relação às marcas que se vendem no Brasil não faço ideia, este blog é especialmente focado para Portugal.
Boa sorte!

Maria disse...

Olá! Também toco tin whistle!! Podem-me dizer aonde posso arranjar a pauta do «Rising to the Moon»? Eu tenho um «Meg by Clarke's D»!

Maria

Unknown disse...

Podes experimentar os 4 sites que sugeri em cima, mais ou menos no início deste post. Por exemplo o site JC's encontra muitas pautas para o "Rising of the Moon".

Boa sorte.

Anónimo disse...

Não encontro uma flauta irlandesa em lugar NENHUM, mas gostaria muito de adquirir uma. Vc poderia me passar seu e-mail para trocarmos informações?
Ou quem sabe me passa alguma resposta pelo meu e-mail mesmo: patty.hoff@hotmail.com

Obrigada.

=)

Anónimo disse...

Antes de mais parabens pelo blog, sem duvida uma grande ajuda para quem começa! Bom eu ando bastante interessado em iniciar-me neste instrumento (adoro musica celta) e a minha duvida está em... comprar o que ? e se me podessem tirar a dúvida entre low whistle e tin whistle, ambas servem para tocar musica celta ? Obrigado e desculpem lá a ignorancia :P

Tess @ Tessellated Tales disse...

Olá!
Já há algum tempo que não passo por aqui ^^
Já me deram uma whistle e, apesar de não gostar muito do som dela, lá tenho andado a tentar aprender uns tunes. Infelizmente, como não conheço ninguém que toque e só tenho uns videos do youtube como guia, ando um bocado desamparada. Assim, gostava de saber se era possível enviarem-me esse tal livro por email. Se for, poderia enviá-lo para TeresaBlack89@gmail.com?
Obrigada =)

Fabrizio disse...

Comprei uma Flauta Irlandesa Tin Whistle Clarke Meg- Dó , e gostaria de saber se vc conhece ou possui métodos para iniciantes, ou até mesmo partituras que poderia estar me enviando por e-mail ?
Meu e-mail é fabrizioeduardo@gmail.com
Muito obrigado !!!

Ana Vieira da Silva disse...

Olá Cesar, e todos os outros visitantes.
Em primeiro lugar o meu agradecimento por se disponibilizar a ajudar os amadores de whistle.
Eu toco flauta transversal em Dó, e estou a pesquisar algumas whistles para um projecto que tenho em mãos.
A minha pergunta aqui é, (e não sei bem como a colocar), qual a diferença entre um em C ou em D (por exemplo)? Quero saber se influencia apenas a ordem da escala ou se o torna transpositor?
Como na flauta transversal em dó, a posição de dó corresponde ao som real Dó, mas se for uma flauta alto, esta já está em Sol, quer isto que quando eu dou um dó, o som real, aquele que soa, é na verdade um Sol. Não sei se me expliquei bem; isto interessa-me pois as minhas partituras são todas para dó, e tornar-se-ia mais fácil o projecto.
Mais uma vez o meu agradecimento, e o meu pedido de desculpas por me alongar no comentário.
Muito sucesso para todos !

Ana.

Palma disse...

ninguém está interessado em vender uma flauta irlandesa? gostava muito de comprar uma mas nao estou a ver meios para isso.. =/

Anónimo disse...

Ola César chamo-me João e sou também um amante da musica celta e da Whistle, sou musico profissional há 19 anos na banda do exército e toco Euphonium, moro no Pinhal Novo e gosto de muitos estilos de música e queria dar desde já os parabéns pelo Blog,Tenho whistles de várias marcas e em vários tons, e gostaria de ajudar dizendo que a flauta que se ouve no "A Gift of a thistle" é um Quenacho (flauta Boliviana em Ré) e é tocada pelo grande Tony Hinnigan.
Deixo o site dele para que ajude todos os interessados em whistles, e não só também em flautas étnicas, vão ficar admirados ao saber em que filmes ele tocou mas não vou estragar a surpresa vão lá e vejam, explorem o site dele que vale bem o tempo empregue.

http://www.tonyhinnigan.com/index.php

Espero ajudar e estou sempre ao dispor deste blogue para ajudar.
Este é o meu e-mail: jinmusiclopes@gmail.com
Um abraço
João Lopes

Diogo Quaresma (Team R Line) disse...

Olá. O meu nome é Diogo e adoro o som dos whistles. Já andava para comprar um à algum tempo e agora finalmente decidi encomendar o meu que deve chegar para a semana.

Tenho de o felicitar pelo blog e agradecer toda a informação que é transmitida aqui.

Unknown disse...

adex41@hotmail.com

tou começando agora a tocar a whistle black D. influenciado pelo son maravilhos d banda the corrs.. quero saber se tens a digitação para me enviar desde ja ,muito grato

Pedro Alves disse...

Olá, gostaria de saber onde posso comprar a Tin Whistley no Brasil pela internet de forma segura, vi um site e um perfil no mercado livre que parecia ser seguro, mas fiquei meio desconfiado.
Alguns modelos todos na faixa dos R$70...

Onde conseguiram a de vocês?

Um forte abraço e quem puder pode mandar email para:pedro_godera@hotmail.com

Um abraço.

Unknown disse...

Estou começando agora a tocar a whistle black D. influenciado pelo son maravilhos d banda the corrs.. quero saber se tens a digitação para me enviar desde ja ,muito grata

meu email
nathyeneves@gmail.com

Anónimo disse...

Olá Malta,

A quem interessar eu represento os whistles Colin Goldie (para muitos conhecidos como Overton) em Portugal.
Podem saber mais visitando a minha página.

www.GaitaMaker.com

Não é minha intenção estar a fazer publicidade, para isso serve obviamente a minha página.
Mas como em Portugal quase ninguém se ocupa destes assuntos, parece-me importante passar a mensagem de que AFINAL alguém se dedica profissionalmente à venda e construção de instrumentos musicais tradicionais/celta/folk (entre outros rótulos :-)

Um abraço e boas Whistles'adas! :-)
Gonçalo

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Tarsila disse...

Ola Joao, eu gostaria de saber se vc poderia me enviar por email alguns links de tutoriais em portugues e algum material p estudo. Mas tem de ser algo p iniciantes mesmo. Sou brasileira e os tutoriais em imgles me deixam confusa. Obrigada. Tarsila

... disse...

olá bom dia a todos :D

Meu nome é Ana Fonseca e des de sempre que tenho um fascinio pelas wistle! assima de tudo pk adoro ouvir sons celticos e a minha banda de eleição sempre foi The Cors!

Gostava de saber qual a flauta mais indicada para iniciantes, e onde encontra-la!

sei k no site inglês que colocaram há tempos teem, mas nunca chegeu a comprar por n saber por qual escolher!

assim que a comprar vou inscrever me numa escola para aprender a ler pautas, pk por norma so toco por ouvido!

Se me poderem ajudar seria bestial :D

beijinhos a todos

E resto de boa semana recheada de Musica

Ana Fonseca disse...

Cá estou eu de novo...

andei a passear pelo "Big Whistle Music" e encontrei lá uma "Sweetone D" vou encomendar uma ... estão em promoção! :D
é a mais baratinha, mas é mesmo só para ver como são!
mandei tb vir um Book para aprender mais sobre as Whistle.

aproveito para agradecer o site e o blog :D

bjs a todos

Ana Fonseca disse...

UPS.... não posso mandar vir, não tenho Cartão de crédito :(

opa ... alguém Prof. Cesar será que me poderia auxiliar??

João Lopes disse...

Olá bom dia queria informar que o Phill Hardy tem promoções das whistles (Chieftain & Kerrywhistles)
http://www.kerrywhistles.com/store.php
Aproveitem que eu também já aproveitei.
Valem cada euro estas Whistles.
Cumprimentos a todos.
João Lopes

Ana Fonseca disse...

Olá João, espero que esteja tudo bem
Olha qual achas que seria a mais indicada para alguem que quer iniciar aprendizagem de Whistles?

asminhascoisasonline@gmail.com

cumprimentos

Unknown disse...

Olá a todos.
João, obrigado pela dica mas quais são os que estão em promoção?
Mariana, efectivamente os whistles Chieftain/Kerry são excelentes mas não são indicados para iniciados porque requerem muito ar e têm buracos muito grandes. Aconselho-te o Dixon Trad para começar: http://www.bigwhistle.co.uk/shop_results.asp?prod_id=689

Boa sorte!
César

Anónimo disse...

Olá césar olha as que estavam em promoção eram as Kerry que agora vão ser substituídas pelo modelo Optima e são para os iniciados na low whistle, infelizmente já não há mais o Phil vendeu tudo num instante pois elas custavam cerca de 80 Libras e ele vendeu-as a 30 Libras,foi um bom negócio para quem aproveitou,estas flautas são muitos fáceis de tocar e o Phil tem vídeos com lições no site dele. A whistle que o César aconselha é boa para iniciar,a clarke Celtic ou a sweetone são baratas e por serem cónicas tem um som espectacular:http://www.clarketinwhistle.com/products/Default.aspx
O James Galoway (para muitos o melhor Flautista do mundo; é ele que toca o solo dos senhores dos anéis com uma "OZ" Whistle)gosta de tocar com uma Original, sinceramente eu tenho as duas e a sweetone tem melhor som, embora a original tenha um som mestirioso com um pouco de vento.Estas whistles são muito boas para iniciados.
Para os mais experientes deixo aqui dois sites muito bons:http://whistle.jeffleff.com/makers.html
O 1º são dos principais fabricantes de whistles e não só.
2º :http://www.micksvirtualwhistle.net/whistle/index.html
o 2º é do Mick e podem descargar as pautas e o mp3 das músicas, muito bom.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos a todos.

João Lopes

Unknown disse...

João, permite-me só alguns comentários. Os Kerry whistles são dos whistles mais difíceis de tocar por iniciados devido a serem de alumínio (necessitam ser aquecidos), precisarem de muito ar e terem buracos grandes.
Por outro lado os whistles baratos que referiste da Clarke são realmente baratos mas bastante desafinados e não são tão fáceis de tocar como o Dixon Trad.
Para comprar whistles aconselho o site http://www.bigwhistle.co.uk/ que tem muita variedade, são rápidos a enviar e não se paga alfândega.

Anónimo disse...

Olá César mais uma vez, a única nota desafinada nos Clarke é o dó natural já o Dixon tens razão são mais afinados, e o dó natural podes dar assim xooxxx. Relativamente aos whistles de alumínio não são tão difíceis como os pintam, os 1ºs whistles de alumínio que eu tive foram os SYN (C,D e Eb) que comprei na bigwhistle graças ao teu site, e lá dizia que precisavam de muito ar, não é bem assim até os meus filhos tocam neles (o mais velho tem 10 anos), mais tarde contactei o Phil (Chieftain) através de telefone e comprei o novo modelo afinável, o Chieftain V3 Low D e a única coisa que é difícil é a dedilhação (pois temos que tapar os buracos com o meio dos dedos) mas é compensatório o esforço pois tem um som maravilhoso, mas em termos de ar nem por isso é assim tão difícil, e os kerry (tal como o novo modelo o Optima) por terem a embocadura em plástico são ainda mais fáceis.Não há nada como tentar. Relativamente ao aquecimento, todos os instrumentos precisam de ser aquecidos, mesmo a dixon(é verdade também tenho uma Dixon)o som muda passado um pouco de começarmos a tocar pois fica mais quente e temos que ajustar a afinação. Eu levo cerca de 40 a 45 minutos a aquecer o meu instrumento todos os dias antes dos ensaios, a música é assim.
De qualquer forma tenho-te a agradecer o maravilhoso blog que criaste e é a falar (e a tocar) que a gente se entende e aprende.
Olha já agora não queres organizar um meeting para os amantes deste género de música se encontrarem?

Abraço.
João Lopes.

Unknown disse...

João.
Deves ter tido muita sorte nos teus Clarke. Eu tenho 3 e têm diversas notas desafinadas. Usar uma dedilhação alternativa para o dó natural não é prático, é muito mais conveniente aprender uma que se usa em todos. Principalmente se tocares melodias mais rápidas. Depois mudas de um whistle para outro e tens de reaprender a música com a digitação diferente.

A dificuldade dos Kerry/Chieftain whistles não se aplica a todos os whistles de alumínio. Mas os Kerry/Chieftain são especialmente difíceis para um iniciado, eu sei porque tenho cerca de 40 whistles e 3 deles são Kerry/Chieftain, por isso tenho bom termo de comparação. São formados por uma grande quantidade de alumínio que necessita ser aquecido. Nenhum dos outros cerca de 40 whistles que tenho necessita de aquecimento excepto o Overton e um pouco o Burke, ou seja, apenas os que são de alumínio. Os de plástico, níquel ou latão (brass) não necessitam aquecimento. Quanto ao modelo Optima não posso falar porque não conheço.

Mas tal como tinha dito, a dificuldade dos Chieftain/Kerry não é apenas o facto de serem de alumínio, é também o facto de necessitarem muito ar e terem buracos grandes. Sei por experiência própria e por comparação com os outros todos que tenho. Quando quero ser ouvido no meio de uma session ruidosa ou no meio de gaitas de foles uso o meu Chieftain D que é o que toca mais alto. Toco-o bem por já ter bastante experiência, mas noto que o esforço é a triplicar em termos de ar e precisão de dedos. Principalmente se estiver a tocar um reel. Quanto ao som de um Low Whistle ser compensador, isso ninguém poderá questionar :) Mas não é aconselhável a um iniciado.

Já há quase 5 anos que temos um encontro regular todas as semanas para tocar música Irlandesa num Irish Pub. Ou seja, uma Irish Session ;) Se quiseres aparece. Envia-me um email e eu dou-te os detalhes.
Abraço!

Anónimo disse...

Olá Cesar ja te enviei o mail a solicitar a informação sobre as Irish sessions, poderias então enviar informação?

Obrigado.
João Lopes

Unknown disse...

Olá João. Não sei pq foi parar ao spam. Já te respondo.

Ana Fonseca disse...

Boa tarde :D
Antes de mais obrigada pela vossa atenção e colaboração.
Também gostava de saber mais sobre as Irish sessions.
Sou da zona de Lisboa (Loures) e gostava de poder ter mais contacto com esta arte que tanto fascino.
Ainda n comprei a flauta pois não tenho como faze-lo pela internet e por isso ando um pouco desgostosa... e não consigo ninguem que queira colaborar cmg em mandar vir e eu dar o devido dinheiro.
Se algum de voces aqui não tiver nenhum contra seria formidável, se não terei de esperar até um dia ...

Um abraço e muita musica para voces

Ana Fonseca

Sílvia disse...

Olá, chamo-me Sílvia, tenho 35 anos e sou da terra do galo. Trabalho como técnica agrícola, ou seja, basicamente vejo as plantas e as vaquinhas crescerem!
O meu gosto musical esbarra sempre na música tradicional não só a Portuguesa mas também a Irlandesa, Escocesa, Húngara Búlgara e outras. Por essa razão adoraria saber tocar qualquer coisa na perfeição, mas infelizmente a coisa não Tá fácil. No entanto tenho um Violino que apesar de tocar muito mal não consigo passar mais de dois dias sem lhe pegar tal é a paixão. Para além do violino tenho cá para casa mais alguns instrumentos tais como uma melódica, a qual também arranho umas notas, um djembe e algumas flautas que fui comprando mas que nunca toquei. Mas hoje passados 6 anos de ter ido a Dublin e ter adquirido uma flauta Irlandesa eis que surge a vontade de aprender e partilhar com os meus vizinhos o ruído tão belo que sai desta flauta. Sei que corro o risco de ter mais vezes ainda a policia à porta mas apetece-me arriscar!
Sílvia_airo@hotmail.com

Nicole PAULO disse...

Onde consigo comprar um Tin whistle?
MAIL: nikty_@hotmail.com

Hugo disse...

Ola !

Primeiramente parabens pelo blog.
Recentemente comprei uma tina whistle waltons D, sou um apaixonado pela sonoridade da tinwhistle, no entanto, sou iniciante. Gostaria de saber se você tem algum material para iniciantes ??

Caso tenha, segue meu email hugo_muller007@hotmail.com

Thaise disse...

Oi Gente! Estou amando o blog. Sou Thaise, brasileira e apaixonada pela cultura Celta. Quando vivi na España comprei uma Irish Flute e estou louca pra aprender, o problema é encontrar pessoas que saibam tocá-la. Tb comprei várias Tin Whistle... Se alguém conhece algum site que ensine a tocar a IRISH FLUTE, por favor, me digam :), vou ficar muiiiito grata! Obrigada de coração!

Camille disse...

Oi gente...sou brasileira e há mt me divido entre a Éire e Brasil...rsrs...
Comprei algumas whistles numa cidade no interior do UK,e queria uma com afinação em ré. Comprei e tal, mas no entanto,qd verifico as notas pelos afinador, o mesmo me acusa que a afinação começa em mi!
Alguém pode me ajudar??? O vendedor jura que é em ré, mas as notas não condizem...
Não compreendo...irmãos portugas, podem me ajudar????
Obrigada!

Hermanny disse...

Parabéns pelo blog. Na cidade onde moro, Tin Whistle e outros instrumentos trad celtas são praticamente desconhecidos. . .estou praticando com tutoriais e videos. Minha Whistle é da Waltons em D, por ser iniciante não sei se ela é Boa. . . pretendo comprar uma melhor, mas parece haver uma divergência entre os whistles experientes sobre as marcas: Susato, Clark, trad Dixon . .

José Pedro disse...

Olá .

Antes de mais, os meus parabéns ao blogg.

Sou novo neste "secção" da música mas, como gosto de música celta, adoraria aprender a tocar Tin Whistle. Para tal, gostava de comprar uma e gostava que me indicassem qual é que devo comprar e em que sítio e, se possível, em que tonalidade.

Obrigado,

José Pedro