quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Apresentem-se aqui

A todos os que já leram o post dos objectivos e acham que o vosso destino é este maravilhoso núcleo, peço-vos que se apresentem, respondendo a este post com a seguinte informação:
  1. O vosso nome (p.ex.: Anacleto Mãozinhas).
  2. O que quiserem dizer sobre vocês (p.ex.: Sou um alcoólico, gosto de coleccionar selos, etc).
  3. A zona onde moram (p.ex.: Zona J, Lisboa).
  4. O vosso "background" musical (p.ex.: Música clássica: Toquei xilofone 2 anos no conservatório, já em pequenino fazia o mesmo com uns paus na cabeça do meu irmão).
  5. O(s) instrumento(s) que tocam (p.ex.: Viola e Concertina).
  6. O(s) estilo(s) de música Celta que gostam de tocar (p.ex.: Música Tradicional Irlandesa (ITM) e "Frere Jaques").
  7. O vosso e-mail e/ou outro contacto (p.ex.: Endereço de email: anacleto@telepizza.pt; Contacto do messenger GTalk: anacleto@gmail.com).
Em relação ao ponto 7, se alguém não quiser colocar o email aqui no blog por ter medo do BIBI, pode enviá-lo para mim (cesarpim@gmail.com). O objectivo é poder-se fazer uma lista com os emails de todos. Assim, quando o núcleo organizar uma iniciativa informa-se toda a gente por email (incluindo o BIBI).

Este post será sempre o post oficial para receber novos membros. Para isso basta responderem ao post com a informação que peço naqueles 7 pontos em cima. Aconselho-vos a que, sempre que responderem aqui no blog, o façam como utilizadores registados (ou seja tendo uma Google account ou uma Blogger account). Mas não é obrigatório. Por enquanto, se preferirem, podem responder como utilizadores anónimos.

Qualquer dúvida/problema contactem-me (o meu email está em cima).
César

33 comentários:

Unknown disse...

Ora aqui vai a minha apresentação:

1. Chamo-me César Pimentel.

2. Tenho 29 anos. Estou a fazer Doutoramento em Inteligência Artificial e dou aulas como Assistente. Gosto de praia, kitesurf e tocar tin whistle.

3. Moro em Lisboa mas vou frequentemente a Aveiro. Fui uma vez à Zona J e saí de lá logo que pude.

4. Não tenho nenhum background musical. Toquei flauta de bisel na escola como toda a gente (no 5º e 6º ano de escolaridade, já lá vai tempo). Desde Janeiro de 2006 que me dediquei a tocar Tin Whistle como hobby.

5. Apenas toco o Tin Whistle. Também conhecido por Pennywhistle, Irish Whistle ou apenas Whistle. Em português eu chamar-lhe-ia flauta celta (6 buracos).

6. Gosto de tocar ITM (Irish Traditional Music), Gaelic Slow Airs, música Escocesa, música da Bretanha e Celtic-Punk. Estou também aberto a novos estilos.

7. cesarpim@gmail.com é o meu email e é também o meu contacto no GTalk messenger e também no MSN Messenger. Não tenho medo do BIBI.

Pimentas disse...

Hei!
(1) O meu nome é Bruno Pimentel mas a malta chama-me Pimentas. (2) Nasci em 81 e (3) até a data em que escrevo isto, sempre morei e estudei em Aveiro.
(4) Comecei a tocar guitarra (eléctrica) com 15 anos e, desde então, tenho sido guitarrista, vocalista secundário e "compositor" em bandas de garagem de originais punkrock. Ganhei experiência em "fazer som" (ajustar o som em ensaios e actuações) e gravações por pistas. Recentemente, comecei a praticar gaita-de-foles.
(5) O que toco mais é guitarra eléctrica e gaita-de-foles mas, em convívios, desenrasco uma bateria, um baixo, um jambé, uma voz...
(6) Dentro da música celta, prefiro celtic punk.
(7) O meu email é pimentas@gmail.com.

pmts

Anónimo disse...

hello, testing...

Unknown disse...

Então anónimo! Não sejas tímido :)

alienwaffle disse...

1. O meu nome é Ines Rodrigues
2. Sou finalista de Eng. Informatica na universidade de evora.
3. durante a semana moro em evora e aos fds na amadora.
4. Apenas a flauta de bizel no preparatorio e campainhas de porta regularmente.
5. thinwhistle, onde estou a dar os primeiros passos.
6. ainda estou na fase de aprendizagem.
7. alienwaffle@gmail.com

Anónimo disse...

olá!
1. sou a Sílvia Barros
1.1 sou irmã da Inês :P

2. sou estudante de Engenharia Física na Fac.Ciencias de Lx,nasci em 86.

3.moro sempre na Amadora, salvo algumas noites em lx :P

4.descobri a flauta irlandesa há umas semanas,viciei a minha irmã e fui logo comprar 2, uma pra cada. ainda nao lhe toquei mt! de resto só piano e flauta na escola, didgeridoo e berimbau,ms mal e porcamente.

5.herrrr, de agora em diante, tin whistle!

6. ainda nao conheço o suficiente :\

7. miss_scareall@hotmail.com

Unknown disse...

Benvindas manas ines e silvi. Ainda somos poucos mas também o núcleo ainda é recente...

Vão ver que depressa evoluem no tin whistle. Embora nem toda a gente se tenha apresentado ainda, já prevejo que seremos 2 gaiteiros e 4 apitadores hehe.

Falta é um pouco de variedade... pessoas que toquem bodhran, viola, banjo, violino, bandolim, concertina/acordeão, onde estão?

Unknown disse...

Lamento desiludir-te mas aquele anónimo atrás era eu. Portanto 5 elementos my ass.
Olá.
Chamo-me Baptista (entre outros nomes) e concerteza gostaria de música celta se a ouvisse.
Como não sei o que isso é, e como os irlandeses são tão celtas como os norte coreanos, posso dizer que gosto de música tradicional em geral. Também gosto de post-rock, música contemporanea (aquela a que um dia chamarão clássica), e sei lá... algumas coisas a que´às vezes chamam de darkwave, algumas habilidades entre folk/punk e folk rock e até folk/fado (eu disse FADO) e algum industrial alemão também.
Gosto de construir instrumentos de sopro, embora ainda muito no início.
Vivo numa terra que se chama Palhaça (não fui eu que lhe dei o nome)que fica perto de Aveiro.

Nunca fui à Irlanda, mas já fui à Tunísia, que também tem a sua gaita de foles ( mezoued ou zukra )
à Itália que tem várias, A França ídem, a Espanha que também tem várias, e Portugal que tem pelo menos 3 distintas, mas que na realidade tem muitas. Uma delas é a de bambu afinada em dó com bordão em dó uma oitava abaixo, modelo único recentemente construida na Palhaça. O saco não é feito de pele de animal, mas sim pele de casaco de cabebal. (tive de o sacrificar)

Unknown disse...

Batista, o artista. Benvindo!

Eu não estava a contar com o anónimo mas sim com um outro apitador (whistler) de Fátima que ainda cá não se apresentou :)

Quanto aos irlandeses serem tão celtas como os norte-coreanos acho que estás redondo e enganado :) Posso-te argumentar com imensas fontes de informação, por exemplo esta. Gostava de discutir melhor isso contigo mas não aqui senão este site passa a ser para maiores de 18. Bem, pelo menos não vamos falar disso neste post pois é um post apenas para as apresentações e não para discussões.

Estou curioso de ver a(s) tua(s) gaita(s) de bambu!

Pimentas disse...

"Querida Maria (revista),
No outro dia dei com a minha tia-avó a tocar tin whistle e, uns dias antes, o meu primo, que também gosta de punk, disse "Bota cá mais arroz, mãe, que eu estou com fome".
Por isso, não sei: será que sou celta?"

Unknown disse...

Quem escreveu o artigo na wikipedia é tendencioso e limita-se a seguir a corrente instalada. Prova disso é o facto de não incluir o norte de Portugal e de Espanha. Dessa forma para mim vale pouco mais do que nada.
Sobre os norte coreanos, bem...talvez tenha exagerado, mas pelo menos os aborígenes sei de fonte segura que são celtas.

Unknown disse...

Aquele artigo refere as chamadas "nações celtas" mas mais em baixo, na secção "Origins and geographical distribution" fala de algumas outras nações por onde os celtas passaram. Hás de dar uma olhada neste outro artigo, o critério que é usado para chamar a uma nação de celta é quando a língua celta lá permaneceu até aos dias de hoje. Não se está a afirmar que apenas aquelas seis nações têm origens/influências celtas (ver mais em baixo neste segundo artigo). Os Celtas passaram por tantos sítios que não é fácil enumerar todas as nações que podem ter sofrido a sua influência (dá só uma olhada nesta grande lista de tribos celtas e, mais em baixo, tem especial atenção à secção "Possible Celtic Forebears/Contemporaries").

Não sabia que os arborígenes também tinham origens celtas, mas já nada me espanta depois do exemplo que o Bruno aqui escreveu pensando que isto é a revista Maria :D

Bom mas se querem discutir este assunto mais aprofundadamente não me importo nada, mas digam-me que eu crio um post específico para tal. Este post é suposto ser para o pessoal do núcleo se apresentar... Apresentem-se aqui!! :D

Unknown disse...

Viva aqui está a apresentação do nosso amigo Francisco, flautista e whistler. Por engano ele escreveu no Post sobre "Objectivos" mas eu faço copy-paste para aqui:

Francisco disse...

Olá chamo-me Francisco e também sou um apaixonado da música Celta.As minhas raizes musicais estão mais voltadas para a música Galaico-Portuguesa. Sou grande apreciador de Carlos Nuñez, embora também goste de sons « Irish ».
Gostaria de trocar ideias e falar sobre música celta ou outros géneros!
Contactem-me: Fffcaeiro@sapo.pt
Saudações musicais!
22 de Janeiro de 2007 18:40:00 GMT

Unknown disse...

A nossa mais recente membra, a Carla, enviou-me a sua apresentação que vou copiar para aqui... Já sei o que estão a pensar, que eu ando a "inventar" membros para parecer que isto tem muita gente heh. Mas é verdade, aqui vai:


Carla disse...

1- Carla Sofia Almeida

2- Sou Alentejana :) e por acaso também estudante da magnifica ciência que é a Biologia :) na Universidade de Évora e descobri há relativamente pouco tempo que adoro música Celta, tudo começou quando fui a um concerto e havia um palco apenas de música celta para o pessoal que quisesse dançar ao som daquele som fantástico...desde aí que gosto muito, porém e infelizmente ainda sei pouco acerca deste tipo de Música, espero poder vir a conhecer um pouco mais.

3-Actualmente estou a viver em Évora.

4-Sempre gostei de tentar tocar alguns instrumentos desde pequenina. Cedo aprendi as posições na flauta de bisel e sou também música amadora de uma Banda Filarmónica há 11 anos, onde toco clarinete agora mais esporadicamente.

5- Ainda conheço pouco deste tipo de música mas penso que estou mais voltada para a Irish Traditional Music!


Nota final: Fiquei bastante satisfeita de ter encontrado (por acaso) este blog... :)

Anónimo disse...

Francisco
É com muito prazer que vejo esta comunidade de tocadores de WHISTLE a crescer. Em breve seremos muitos mais! Se eu puder ajudar estou ás ordens! fffcaeiro@sapo.pt

Anónimo disse...

Olá sou João Paulo Chicória vivo perto do Porto e sou Violinista neste momento integro um grupo que se dedica a tocar e procurar música popular portuguesa.Mas gostava de tocar alguns jigs ou reels irlandeses.

Anónimo disse...

Vamos lá a isso...

Chamo-me Miguel (eu e mais 900 milhões de parasitas) tenho, além de outras coisas igualmente interessantes, 48 enormes e bem tratados anos.

Nasci algures entre o Rio Minho e os árabes de Al-Gharb e moro no pinhal, mesmo no meiinho do antigo reino de Portucale. Abreviemos... Moro em Vila de Rei!

Considero-me um músico de meia tigela e normalmente maltrato as teclas de um piano, as cordas de uma guitarra e actualmente descobri que consigo encher de cuspo mesmo os melhores microfones, como o meu querido not-so-shure SM-58, a quem outros microfones amigos já apelidam de "O Mergulhador".

Gosto de blues e jazz, mas quando me soa a celta os meus parcos cabelitos eriçam-se! Ainda não descobri se é para seguirem o caminho dos colegas se é para protestarem c'o dono ou se é porque gostam... Eu gosto!

Já era tempo de alguém tentar juntar a comunidade celta cá do burgo. (Comunidade Celta fica bem, não fica? Parecemos quase cidadãos respeitáveis!) Estou disponível para tudo...errr, ok,ok, quase tudo. Quer dizer, estou disponível para ajudar a organizar um verdadeiro festival Celta (com aborígenes e tudo) aqui na Vila. Noutro sítio qualquer parece-me longe, vá-se lá saber porquê!

Ouço Bagad Kemper, Alan Stivell, Magna Carta, Lindisfarne (por acaso é isso que estou a ouvir agorinha mesmo - Fog On The Tyne) e detesto os novos arrivistas tipo Celtic Women e quejandos. Hum, ok, respeito o puto Oldfield, mas não muito.

QUERO UMA GAITA! Oh Baptista (O Artista), manda-me um email, diz-me quanto custa (devagarinho, que eu sou velho e doente) e prepara-te para me ensinares a tocá-la via internet, telefone ou carta.

Último assunto: proponho como hino "Tri Martolod". Posso mandá-la por email a quem quiser e quem possa receber emails com cerca de 5 MB. E QUERO UMA VOTAÇÃO DEMOCRÁTICA, que me dê a vitória, claro!

Pronto... Acho que já chateei toda a gente o suficiente. Contem comigo!

druida@sapo.pt

Unknown disse...

Olá Miguel.

Gostei do teu paleio ;)
Este núcleo já estava a precisar de um gajo assim com pica hehe.

Benvindo. Vamos ver se se organiza alguma coisa. Ultimamente tenho estado um pouco absorvido pelo meu trabalho mas fiquem atentos, não mudem de canal :D

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Tess @ Tessellated Tales disse...

1. Teresa Santos

2. Estou com impressão de ser a mais novinha aqui até agora, nasci nos primórdios de 92 e apaixonei-me por musica celta e pela própria cultura celta há uns bons 5 anos penso eu. Desde aí que sou conhecida como a tipa que tem uns gostos musicais estranhos, vai-se lá saber porquê. Estou no curso de Ciências e Tecnologia e quero ver se sigo Geologia no futuro. Ainda não fui à Irlanda nem à Escócia mas estou a ver se consigo ir ainda este ano :)

3. Vivo em Abeiro mas sou Conimbricense de gema ^^

4. Background musical? Deixa cá ver... Flauta de bissel, ferrinhos, reco reco e o tipo de coisas que se toca no 5º e no 6º ano nas aulas de Educação Musical.

5. Por agora só toco flauta de bissel, mas quero ver se arranjo uma tin whistle o mais depressa possível. Não sei é como... Ah, e tenho uma gaita de foles em casa, mas ainda não me atrevi a tentar tocá-la =P

6. Tocar, tocar, ainda não toquei nenhuma, só cantei (não que a minha voz seja de jeito), e mesmo assim não sei exactamente em que estilo enquadrar a música. O que eu oiço (e por vezes canto) é Celtic Woman (e a musica a solo de cada uma delas), The Corrs, Enya, Maire Brennan, Dazkarieh, etc.

7. TeresaBlack89@gmail.com é o meu. Se quiserem o do messenger, é só pedir :)

Anónimo disse...

1. Chamo-me João

2. Tenho 18 anos (faço 19 este mês) e já há algum tempo que me interesso pelos Celtas, já pesquisei muita coisa e uma das coisas que me chamou a atenção foi a música, e assim vim aqui parar!

3. Moro na Amadora, passando alguns fins de semana no Alentejo.

4. Background musical...A clássica "flauta de 5º ano", que, ao menos, fiquei a saber tocá-la razoavelmente.

5. Vou-me iniciar no Tin Whistle!

6. O estilo de música que gosto de tocar ainda não sei visto ainda não saber sequer tocar, prefiro primeiro estar à vontade com o instrumento e depois será mais fácil ver o que mais gostarei de tocar, penso eu.
Em relação à música que ouço, é muito variada, mais chegado ao Celta/Folk, ouço desde Blackmore's Night, Loreena McKennitt, Neun Welten, Corvus Corax, Mandrágora, Hyubris (estes dois últimos são de Portugal), depois gosto de outras bandas dentro do Metal e Rock como The Gathering, Nightwish, Within Temptation, Kamelot e muitas outras bandas...

7. Fica aí o meu mail e msn: lost--thought@hotmail.com

Anónimo disse...

Hello a todos.
Não sei se esta ideia do Núcleo ainda se encontra de pé, mas a verdade é que acho uma óptmia ideia.
Pronto, informação:
O meu nome é Teresa, na realidade, mas muitos me tratam por Lizzie. Eu sei, é uma alcunha estranha (afnal de contas é um nome próprio) mas tudo começou com uma história muito parva que não vale a pena contar.
Sou novinha, muito novinha, tenho apenas 14 aninhos (15 em 14 de Maio) e fui atraída para a música celta pelos maravilhosos The Corrs.
Toco bateria desde os 11 anos, baixo e guitarra desde os 13, uma niquinha de nada de piano, Tin Whistle e estou a aprender violino.
Moro em Faro, nessa pequena cidade e sou louca pela Irlanda sendo essa a minha viagem de sonho.

Anónimo disse...

Olá
O meu Nome é Nuno e tenho 29 anos.
Vivo em Lagos.
Toco bateria ja desde os 15 anos e tambem toco gaita de fole galega e mais recentemente comei a tocar Tin whistle e encomendei uma falta de bamboo chinesa Di Zi que tambem vou começar a tocar e gostava no futuro de aprender a tocar bansuri e gaita de fole escocesa.
Gosto de tocar todo o tipo de música depende do intrumento que estou a tocar.
O meu email é nuno_martino@hotmail.com

Unknown disse...

Sejam benvindos todos os novos membros!
Abraços.
César

Bruno Carvalho disse...

1. Chamo-me Bruno Fernandes.

2. Tenho 18 anos. Estou a estudar num curso profissional de Multimédia, gosto de várias coisas, principalmente escrever.

3. Moro em Linda-a-Velha, arredores de Lisboa mas vou lá todos os dias porque tenho lá aulas.

4. Background só tenho como vocalista de bandas de metal.

5. Toco guitarra acústica há 2 anos e meio e cordas vocais.

6. Gosto de tocar tudo o que a minha alma diga que deva tocar.

7. brunomcfernandes@yahoo.co.uk - dá no msn xD

João Rosa disse...

Heia heia.
O meu nome é João e tenho 28 anos. Tropecei neste blog por causa do google (essa arma do demo) enquanto procurava musiquinhas irlandesas para tentar sacar sem pagar direitos de autor. Isto tudo por causa de um grupo de amigos que decidiu formar uma banda chamada Six Irish Men...
Adiante... Moro em Faro. Aprendi a tocar viola sozinho (se calhar isso explica o bem que toco) e gosto de tocar aquilo que me apetecer. Ouço uma música que me apetece tocar e lá vai alho. Graças à onda de facilitismo criada em volta do tocar Tin Whistle, deixei-me levar e encomendei uma Dixon Traditional em D pela bigwhistle.co.uk que me chegou hoje às mãos. Vai daí e já percebi que a coisa vai ser engraçada...
E-Mail jrosamail@gmail.com

Duarte Rodrigues disse...

Boas..
Meu none é Duarte Rodrigues sou de Braga, mas vivo neste momento na republica checa. Sou estudante e sou fanatico por musica celta em especial musica galeza, carlos nunez, hevia, the chieftains...etc..toco um pouco ge gaita de foles galeza, e flautas tin whistle..nada de especial mas adoro...comecei com este amor por ter um primo com um amor ainda maior..por influencia sua e sa sua banda (Sonsdasuevia.com) (myspace/sonsdasuevia)...grande abraço

duartemrodrigues@gmail.com

Laura Simas disse...

Chamo-me Laura Simas

Tenho 21 anos e estou a tirar o curso de geologia aplicada e do Ambiente em Lisboa. Adoro tirar fotografias embora não tenha muito jeito.

Sou doa Açores (Ilha do faial), mas neste momento passo a maior parte dos meus dias em Lisboa.

Andei uns anitos no conservatório onde tocava piano, mas acabei por desistir.

Neste momento não toco nada, mas gostava de aprender especialmente bodhran.

laura.simas20@gmail.com

vinicius disse...

1. Vinícius B. Rodrigues

2. Sou biólogo e fotógrafo

3. MG -Brasil

4. Toco teclado em uma banda cover de The Doors atualmente, tenho um histórico em bandas de rock'n roll.

5. Teclado, piano, guitarra.

6. Gosto de musicas tradicionais de uma forma geral, mais a irlandesa é a que mais me encanta.

7. vbrockinroll@hotmail.com

Ruberval Oliveira disse...

Bom dia! Eu gastaria de saber aonde encontro na internet curso de como tocar flauta irlandesa "Low Whistle". Já procurei e não encontrei. Vc pode me ajudar?

Agradeço.


Ruberval Oliveira

celticboy77 disse...

Olá

Gostaria de saber se alguem tem um metodo de Tin Whistle para iniciantes. Sou um apaixonado pela musica irlandesa,pela cultura e país e adorava poder aprender a tocar aos poucos esse instrumento,desde já obrigado e continuem o bom trabalho este é o meu mail

mariofelicio77@gmail.com

Obrigada a todos!

Luizthomann disse...

Meus amigos, um radiante bom dia!
Foi uma enorme alegria encontrar este blog, tão rico em informações....
1. Me chamo Luiz Thomann, brazileiro naturalizado mas alemão em sangue. Moro na cidade de Cascavel, estado do Paraná, Brasil.
2. Desde pequeno, tenho habilidades e aptidão para a música, exclusivamente nos instrumentos de percursão... Nunca obtive êxito ao estudar instrumentos harmônicos ( cordas e teclas me deixam bagunçado, hehe ). Bom, recentemente busquei a flauta doce para me "testar" novamente e adorei. Gostei tanto que aprendi rapidamente as escalas. O som da flauta doce não é muito firme, como diz, é (doce). Comprei uma Whistle recentemente, uma Generation Nikelada em D, após ler algumas referências e, dicas para iniciantes. Sempre fui auto didata na música, tudo que sei aprendi "fazendo"... hehe. Acho que ja deu para resumir que estou ansioso para crescer na Whistle!! Acredito ter encontrado a tampa da minha panela, ou algo assim. Risos. Gosto de ler filosofia e psicologia. Pinturas e desenhos também me agradam, produzo sempre que posso.
3. Cascavel, PAraná, Brasil. Rua das Gardênias, 889, CEP: 85804-460 caso queiram me enviar uma correspondência... "Risos".
4. Estudo bateria a 12 anos. Música a 2 anos. Sou professor de musicalização infantil. Estou me aproximando da Whistle e, espero crescer neste instrumento leve e cheio de energia.
5. bateria, Pandeiro, Tumbadora, percursão geral. Guiata de boca diatônica. Teclado. ( ... aprendendo Whistle )
6. Me aproximei muito da musica folclorica celta com o grupo Mackfack, em um show que realizaram aqui no Brasil... Desde então esta se tornou uma positiva referência musical em minha vida.
7. luizc_moreira@Hotmail.com . Para cartas: Rua das gardênias, 889, Jardim Guarujá. Cascavel/Paraná, Brasil. Codigo postal: 85804-460.

Um fraternal abraco cheio de paz a todos!
aTT.

Samuel Velho disse...

1 - Samuel Velho
2 - Sou músico independente, e trabalho a tempo inteiro no meu projecto de Indie Rock Céltico www.facebook.com/SamuelVelhoMusic
3 - Portugal :)
4 - Conservatório, 2 licenciaturas de música, toco desde que me lembro
5 - Uma catraifada deles. Sou multi-instrumentista. Mas quero aprender (e comprar) mais.
6 - Neste momento estou interessadíssimo em descobrir música celta recolhida em Portugal. Alguém sabe de alguma boa fonte?
7 - samuelvelhomusic@gmail.com